logo_jesus

Jesus, me chicoteia! – 10 anos

Às 10h24 do dia 7 de fevereiro de 2002, eu clicava pela primeira vez no botão “publish” do Blogger. O texto não era nada que se dissesse “oh, que primor!” — era só eu explicando que tinha começado a escrever um blog (que eu ainda nem sabia direito o que era) para que a Bárbara, minha ex-namorada, parasse de me aporrinhar com a idéia. Eu queria manter o tal do blog por uma ou duas semanas, depois parar de escrever e falar pra Bárbara: “Ó, achei uma merda”. Dez anos depois, aqui estou eu. Que coisa.

Não vou escrever um post todo sentimental e nostálgico sobre esses dez anos. Quem eu enganaria com isso? Este blog está morre-não-morre há tempos, mal dá pra dizer que é o mesmo JMC de, digamos, oito anos atrás. Mas — MAS — eu também não posso esquecer que mudei de profissão duas vezes em quatro anos, as duas vezes por causa do blog. Não posso esquecer que conheci um monte de gente legal, que fiz festas, que consegui hospedagem de graça em todo canto.

Não tem como esquecer que uma leitora é tão louca que até aceitou se casar comigo.

Passei muita vergonha neste blog: textos sentimentalóides, posições políticas equivocadas, um ateísmo arrogante e burro que custei a largar. Mas também tenho orgulho de muita coisa que escrevi, principalmente as mais idiotas. E não posso esquecer que o JMC serviu de terapia nos momentos mais difíceis; ainda serve.

Ah, e tinha um negócio de sátira da Bíblia também. Dia desses eu retomo.

Obrigado, Alê Félix e Jaime1 — a dupla que sempre bancou a hospedagem do blog, mesmo com minha insistência (cada vez menor) para pagar pelo serviço. Obrigado aos velhos e novos leitores.

Dez anos são uma vida. Na África, mas ainda assim.

 

1Jaime, Jaime, Jaimejaimejaimejaime… Vai falando.

31 comments

  1. lilla

    Te conheci por ter comentado em um post em que vc citava a banda Reflexus.
    Não, não esqueço.
    Obrigada, Jesus!

  2. Bruno Almeida

    Sopre essa velinha – com orgulho dos momentos bons, com amnésia dos não tão bons assim…

    Comecei a ler seus textos lá em I Reis 17, mas foi o suficiente para voltar ao começo e relembrar porque eu gostava das minhas aulas de catequese (o padre tinha uma “veia cômica” inegável).

    Um grande abraço e parabéns!

  3. daniela

    ué, cadê meu agradecimento? eu só te convidei pra escrever o balde porque você era uma celebridade blogueira.

  4. Paulo Ruela

    Vou te contar uma coisa. Mesmo deixando de passar aqui de vez em quando, por preguiça, esquecimento .. este é o unico blog que nunca larguei pra lá .. mesmo quando você diminuiu a produção, continuo cliente fiel. Que venham mais dez anos.

  5. Gicelle

    Parabéns Marco!!! Vou te dizer uma coisa que já escrevi muitas vezes, te admiro muito e o blog me fez conhecê-lo mais! Porque somos de uma família de tímidos e sabe como é… rs
    Eu sou leitora assídua, já chorei e já ri muito lendo o que vc escreve. Parabéns e estamos aí! Tenho o maior orgulho de fazer parte da família da Dona Donata!!! :)

  6. JL

    que venham mais 10 e mais posts. passei mal com “pai marquinhos” no agora é tarde… abraço

  7. Victor Pontalti

    Parabéns pelos 10 anos de blog, Marco! Leio o JMC desde 2004 (embora nunca tenha comentado) e acho fantástico seu modo de escrever. O JMC me fez rir, refletir, descobrir coisas novas e me emocionar diversas vezes. Que venham mais 10 anos!

  8. Ana Alves

    Olá e parabéns pelos 10 anos. Meu marido e eu conhecemos seu blog desde 2009. Ainda éramos namora dos e como eu morava no Rio e ele em SP, a gente ficava horas no skipe e eu lia pra ele a história bíblica, já que ele é deficiente visual. Foi divertido. Confesso que ficava preocupada pq achava falta de respeito com Deus algumas coisas mas depois entendi sua interpretação..rsrs..um abraço e Deus abençoe sua vida.

  9. Jot

    Pois é… leio desde o quase começo (final de 2002) e até fui na primeira festa do JMC, onde conheci muita gente com quem mantenho contato até hoje :)

    Parabéns ao site. Parabéns à você também, morena.

    E a bíblia, bom, demorou uns 300 anos pra ser “compilada”, o que quer dizer que você ainda está dentro do prazo pra entregar até o apocalipse ;)

  10. Patrick Silva

    Também venho aqui a muuuuuuuuuuuuuuitos anos.

    Parabéns marco! E obrigado por tudo.

  11. Zen

    Ainda por aqui!!!
    Acho que sempre voltei pelo menos uma vez por mês, até quando o blog havia morrido.

    ps. Odeio piada interna. (quando fico boiando…rsrs).

    Jaime, Jaime, Jaimejaimejaimejaime… Vai falando.

  12. Mauro Pascotto

    Acho uma merda o seu blog. Só venho meter o pau. Há 10 anos. Parabéns!

  13. Aurelio Abreu

    Augurissimi! Parabéns ao JMC; por completar essas dez voltas ao redor do sol. Abraço!

  14. Frede

    Visito desde quando Moisés Gago jogava Doom com Deus! Aliás, desde um pouco antes, mas essa parte é marcante! Parabéns pro blog e torço para que você continue as atualizações, para um lado e para o outro…

  15. Daniel Bastos

    Não fosse a épica festa de dois anos do JMC, talvez minha vida seria bem mais monótona hoje em dia, formado e concursado ganhando uns 15 mil reais por mês e frequentando o Boston Medical Group. Obrigado, JMC.

  16. Cris

    O interessante é que ja vi voce desistir do blog varias vezes… e varias vezes deu saudade de algum texto seu com o qual eu ri pra caralho, venho aqui e descubro que vc num parou porra nenhuma kkkkk Bom te ler de novo, moço!

  17. Cecilia Corgan

    Nossa! Jurava que eu visito esse blog há decádas!

    Parabéns! E não chame o Rondeli de feio!

  18. Criss Paiva

    eu lia sempre, ria muito, já briguei com uma doida que xingou vc por uma piada aqui (os militantes contra o humor politicamente incorreto já dava sinais de vida) e fiquei feliz da vida com vc na equipe do CQC.. uma pena, só, que mesmo eu convivendo com aqueles gays pelos camarins, nunca tenha havido uma feliz coincidência de te elogiar pessoalmente e te apresentar do meu marido, que fica me olhando sem entender nada, enqto dou risada lendo textos antigos aqui.. parabéns, Marcurélio!

  19. Ligeirinho

    … é, mó tempão mesmo ! Um dos primeiros blogs que li ( lá em 2002 ) e que me incentivou a criar o meu, eu parei o meu tem 2 anos, penso em um dia voltar … mas não paro de ler o seu meu camarada !

  20. Eliel

    Em síntese, me parece um blog de um cara com uma mente genial, mas desprendido demais pra ter compromisso com nossos sorrisos. Cada texto é mais incrivelmente simples e simplesmente incrível que o outro! E me faz ter vontade de escrever também. Tenho umas 5 ideias. Um dia executo pelo menos uma. Parabéns, JMC! Que delícia é te rever!